Entenda o que é a Tabela FIPE e o preço médio dos veículos

A Tabela fipe online é uma tabela de referência para os preços médios dos veículos no mercado nacional. Seus dados são disponibilizados mensalmente após pesquisas de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

A Tabela Fipe expressa preços médios de veículos no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. Os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

Na hora de consultar tabela fipe ele  apresenta os carros comercializados pelas montadoras, vendidos em concessionárias. Veículos como ambulâncias, de testes ou de importação independente não estão presentes. Carros adaptados e blindados também não constam na tabela.

Ela serve de referência para muitas coisas como, por exemplo, a base de cálculo na cobrança do IPVA. Para o seguro dos muquiranas, sua importância é gigantesca, porque é ela que as seguradoras usam como base para a determinação do valor do automóvel segurado.

A média dos valores praticados entre 24 estados do Brasil, é o valor indicado na tabela, e serve de base para diversas negociações e transações financeiras. Embora sirva como um ponto referencial para este tipo de movimentação, não há lei ou regulamentação que obrigue as partes a utilizarem o índice como o valor fixo das negociações.

A Tabela Fipe online  consiste no principal índice de preços médios de veículos, sejam usados ou novos. Ela é a principal fonte de informação para acompanhar a mudança de valor do seu carro, ou daquele que você pretende comprar, e por isso uma boa análise dela pode ser importante para não se comprar ou vender por um preço desproporcional ao mercado, perdendo dinheiro no negócio. Para acessá-la, clique aqui.

Vale destacar que a Tabela Fipe é feita baseada apenas em preços de veículos com itens originais de fábrica, desconsiderando adicionais que valorizam o valor do automóvel. Além disso, ela dá apenas uma média de preços, que serve como referência no momento de se calcular o valor de um carro, mas o vendedor e o comprador não são obrigados a seguir esse índice, podendo negociar livremente.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *