Entenda o que é a Tabela FIPE e o preço médio dos veículos

A Tabela fipe online é uma tabela de referência para os preços médios dos veículos no mercado nacional. Seus dados são disponibilizados mensalmente após pesquisas de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

A Tabela Fipe expressa preços médios de veículos no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. Os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

Na hora de consultar tabela fipe ele  apresenta os carros comercializados pelas montadoras, vendidos em concessionárias. Veículos como ambulâncias, de testes ou de importação independente não estão presentes. Carros adaptados e blindados também não constam na tabela.

Ela serve de referência para muitas coisas como, por exemplo, a base de cálculo na cobrança do IPVA. Para o seguro dos muquiranas, sua importância é gigantesca, porque é ela que as seguradoras usam como base para a determinação do valor do automóvel segurado.

A média dos valores praticados entre 24 estados do Brasil, é o valor indicado na tabela, e serve de base para diversas negociações e transações financeiras. Embora sirva como um ponto referencial para este tipo de movimentação, não há lei ou regulamentação que obrigue as partes a utilizarem o índice como o valor fixo das negociações.

A Tabela Fipe online  consiste no principal índice de preços médios de veículos, sejam usados ou novos. Ela é a principal fonte de informação para acompanhar a mudança de valor do seu carro, ou daquele que você pretende comprar, e por isso uma boa análise dela pode ser importante para não se comprar ou vender por um preço desproporcional ao mercado, perdendo dinheiro no negócio. Para acessá-la, clique aqui.

Vale destacar que a Tabela Fipe é feita baseada apenas em preços de veículos com itens originais de fábrica, desconsiderando adicionais que valorizam o valor do automóvel. Além disso, ela dá apenas uma média de preços, que serve como referência no momento de se calcular o valor de um carro, mas o vendedor e o comprador não são obrigados a seguir esse índice, podendo negociar livremente.

Internet das Coisas: Bosch investe em nova fábrica

Alinhado ao seu objetivo de investir fortemente na Alemanha, a Bosch construirá uma fábrica de semicondutores em Dresden. A nova unidade produzirá chips em discos de silício (wafers) de base de 12 polegadas para atender tanto a crescente demanda gerada pela Internet das Coisas (IoT) quanto as aplicações no setor da mobilidade. Read more

Nakata lança coroa e pinhão para veículos comerciais leves e caminhões

A Nakata, fabricante de autopeças com uma linha completa de componentes undercar, apresenta ao mercado de reposição conjuntos de coroa e pinhão para veículos comerciais leves e caminhões da Agrale, VW, Ford e GM.

O conjunto de código ND01003, de relação 4,63 (37×8) é destinado aos modelos de eixo Braseixos 411 e Dana 284 de veículos como, por exemplo os da marca Agrale, modelos 6000, 7000, 7500, 8500 e 8700 fabricados entre 1993 e 2015; Read more

Como o seguro popular afeta a Reposição Automotiva

Conheça as principais diferenças da nova modalidade e entenda como o novo seguro se relaciona com o Setor de Autopeças.

O Seguro Popular começa a ganhar forma e preço mais em conta que o seguro tradicional, o que o transforma em uma opção acessível a quem não quer deixar o carro sem proteção, mas está com o orçamento apertado. E com a demanda crescente, é importante entender qual é a participação e o impacto desse novo serviço na Reposição Automotiva

Inicialmente comercializado pela Azul Seguradora e pela Tokio Marine, o Seguro Popular passou a fazer parte dos serviços da Sulamérica Cia. de Seguros mais recentemente. A ideia das empresas é atender veículos de acordo com a tabela fipe com idade mais avançada e diminuir os custos com o fornecimento de peças mais acessíveis e limitação de alguns serviços. Os produtos têm sido vendidos, em média, 30% mais baratos que os seguros tradicionais. Read more